quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Londres 2012 - Isso sim é que é legado!

Hoje quero falar de um assunto que não tem ligação direta com a educação, a não ser pelo fato de PRECISARMOS, cada vez mais, formar alunos críticos e atuantes na sociedade.
Bom...essa semana eu assisti um documentário sobre as Olimpíadas de Londres ano que vem, em um canal de esportes, e fico me perguntando por que ainda tem gente que acredita que o Brasil está em desenvolvimento – quando nessas horas é claramente notável que não está.
Qual é o legado que a Copa (2014) e as Olimpíadas (2016) deixarão para o país?
A Copa deixará estádios gigantescos que não terão nenhuma, repito, NENHUMA função social além de serem elefantes brancos por aí. O investimento em transporte público simplesmente não tem acontecido. Faltam dois anos para a Copa do Mundo e, pelo menos eu, não vejo nada. Em Porto Alegre, por exemplo, a presidente Dilma alegou que não será feito metrô por que não ficará pronto até 2014. Que bom que um dia depois da copa cairá um meteoro lá, extirpando a vida na cidade e tornando o metrô desnecessário. Por favor!
Até agora eu não consegui vislumbrar NADA que seja benefício da população. Aí vem alguém e diz: “Mas esses estádios são investimento em esporte”. NÃO SÃO. Investimento em esporte é qualificar professores de Educação Física e contratá-los para trabalhar em contra turno escolar, tirando a criançada da rua e oferecendo estrutura e atividade física de qualidade. Estádios multimilionários sendo feitos, em sua esmagadora maioria com dinheiro público, é jogar o dinheiro pelo ralo e dar descarga.
Falando de Olimpíadas então, dá até vergonha. Onde será realizada? Na Barra da Tijuca – lugar ou um dos lugares com menos necessidade de investimento do Rio de Janeiro. Várias reportagens foram feitas com moradores de periferias cariocas sobre o benefício que receberão e a resposta foi sempre a mesma: “não recebemos nada, aqui não chega benefício nenhum”.
Preciso dizer mais alguma coisa?
Mas voltando a reportagem, foi mostrado o parque olímpico projetado, e a organização é inacreditável. Aquilo sim é um legado. Explico:
Ele foi projetado para ser construído no bairro de Stratford, situado ao Leste de Londres em uma parte subdesenvolvida da cidade. Por quê? Para valorizá-lo, investir nele. A proposta foi fazer uma obra sustentável, e isso não ficou só no papel.
Primeiro: o local tinha torres e antenas com fiação elétrica, então foram feitos dois túneis gigantescos para que tudo isso passasse em baixo da terra. Enquanto isso era feito, constatou-se que a terra era tóxica devido as fábricas da redondeza lançarem resíduos indevidamente em qualquer lugar sem tratamento. O que foi feito? Um processo longo e trabalhoso de limpeza da terra. De repente os organizadores se depararam com a falta de mão de obra capacitada, e o que fizeram? CAPACITARAM. Os moradores da própria região fizeram especializações para serem qualificados nos trabalhos que precisavam realizar. Quer legado maior? Além de emprego, ganharam uma profissão.
O transporte dos materiais também foi importante. Como caminhões, além de congestionarem o trânsito, não são nada sustentáveis devido a emissão de gases na atmosfera, os mesmos foram deixados de lado. O transporte, em sua grande maioria, foi feito por embarcações e trens. Isso agilizou o processo emitindo uma quantidade infinitamente menor de poluição.
Como uma das propostas do parque é a revitalização da região, foram preparadas para o plantio milhares de árvores – árvores essas que foram cultivadas há anos e serão (ou já foram, não estou certa) apenas transferidas para o lugar.
Algumas das obras – estádios diversos, piscinas, pistas, etc – serão temporárias, podendo ter partes removíveis para serem usadas em outras situações, deixando o parque utilizável para todo e qualquer evento.
Os apartamentos construídos serão, após o término dos jogos, vendidos à população de baixa renda. Lembram que isso aconteceria no Pan, aqui no Brasil? Lembram do desfecho?
Um detalhe muito importante disso tudo é que os responsáveis pelas obras do parque olímpico de Londres são profissionais das áreas necessárias: engenheiros, arquitetos, engenheiros florestais, gerentes de companhias de barcos e trens, construtores, etc...Durante toda a reportagem não apareceu NENHUM governador, deputado federal ou estadual, ministro dos esportes ou de desenvolvimento e todo esse blá blá blá. Apareceram apenas especialistas, e não oportunistas.
Com tudo isso eu fico me perguntando: COMO alguém pode falar que o Brasil tem condições de sediar grandes eventos? Qual é o legado que isso tudo deixará além de um rombo nos cofres públicos?
As Olimpíadas de Londres foram orçadas em 12 bilhões. Se somar só o valor da construção dos estádios no Brasil o valor já se aproxima. ESTÁDIOS, entendem, que para a população de modo geral não servem pra nada.
Londres tem esses 12 bilhões, o Brasil não. 

Não mesmo? Olha que procurando se acha, né?!

Um comentário :